The Guardian, jornal que trabalha Dom Phillips, faz fortes críticas a Bolsonaro

Veículo inglês diz que o presidente brasileiro “tem demonstrado pouco interesse em uma resposta adequada” no caso dos desaparecidos na Amazônia

Por Julinho BittencourtDom Philips e Bruno Pereira.Créditos: Montagem/Reprodução/Redes Sociais – Escrito en GLOBALel9/6/2022 · 08:35 hs

SIGA

O jornal britânico The Guardian publicou um contundente editorial na tarde desta quarta-feira (8) – madrugada de quinta-feira no horário de Brasília – sobre o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. No texto, o veículo faz fortes críticas ao governo brasileiro e, sobretudo, ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que, segundo o jornal, “tem demonstrado pouco interesse em uma resposta adequada”.

O Guardian afirma que “o Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para os defensores do meio ambiente e outros associados às comunidades indígenas”, e lembra que “os assassinatos do líder trabalhista e ambientalista Chico Mendes e da freira americana Dorothy Stang são particularmente notórios, mas houve muitos outros desde então. Os jornalistas também são vulneráveis”.

O jornal lembra que Phillips é um colaborador de longa data do Guardian “que também escreveu para o Washington Post, New York Times e Financial Times, viajou extensivamente pela região amazônica para relatar a crise enfrentada pelas florestas tropicais do Brasil e suas comunidades indígenas e está trabalhando em um livro sobre conservação o ambiente”.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Resposta abaixo do esperado

Para o Guardian, “a resposta das autoridades brasileiras tem sido, na melhor das hipóteses, lenta e abaixo do esperado. Um helicóptero – essencial nas buscas em uma área tão vasta – não foi empregado até a manhã de terça-feira. Uma investigação criminal não foi aberta até a tarde daquele dia. Apenas um punhado de tropas parece estar envolvido na busca, em uma região com abundantes recursos militares”.

“Esta resposta mínima é totalmente inadequada. A Human Rights Watch, o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e muitos outros órgãos têm pressionado desde o início por uma ação rápida e comprometida do governo brasileiro. É necessária uma operação completa de busca e resgate, com apoio real em nível nacional”.

O jornal afirma ainda que “infelizmente, o presidente Jair Bolsonaro tem demonstrado pouco interesse em uma resposta adequada”. O texto atenta para o fato de que, “além do presidente demorar para tratar do assunto, ele parece culpar os desaparecidos: ‘sinceramente, duas pessoas em apenas um barco, naquele tipo de região, absolutamente selvagem, é uma aventura que não é recomendável para ninguém. Qualquer coisa pode acontecer. Pode ter sido um acidente. Eles poderiam ter sido executados’, disse ele”.

Ao final, o Guardian lembra “que o desmatamento na Amazônia atingiu um nível recorde sob Bolsonaro, que enfraqueceu as proteções ambientais e os direitos à terra indígena desde que assumiu o cargo em 2019, mas também que ele pisou nos direitos humanos e desrespeitou o estado de direito. Gangues criminosas parecem cada vez mais encorajadas a infringir a lei, danificar a floresta tropical e praticar violência com uma sensação de impunidade”.

E faz um apelo:

“É altamente improvável que o governo mude de rumo sem pressão internacional. Isso deve primeiro ser levado em consideração para produzir uma resposta adequada a esse desaparecimento. John Kerry, o enviado climático dos EUA, disse que vai investigar o caso. O secretário de Relações Exteriores, David Lammy, já pediu ação. Liz Truss, a secretária de Relações Exteriores, deve pressionar o governo brasileiro a aumentar os esforços de busca, com urgência. Muito tempo já foi perdido. Nada mais deve ser desperdiçado”, encerra.

Leia o editorial na íntegra aqui.

Em vídeo gravado durante a pandemia, Bruno Pereira denunciava perigo que presença de invasores representava para indígenas do Vale do JavariFantástico reconstrói trajeto conhecido de Bruno e Dom até o desaparecimentoMulheres de desaparecidos na Amazônia relatam angústia com a falta de notícias

Assine nossa newsletter.

Bruno e Dom desaparecem no Brasil de Bolsonaro e militares. Erasmo ameaçado de morte na Amazônia

SAIR PARA NÃO MORRER
Quem matou, quem manda matar jornalistas no Brasil? Políticos e policiais, revela documentário

EDAMA CHAT

Exclusivo: Delegado da PF Alexandre Saraiva comenta buscas a Dom Phillips e Bruno Pereira

No Brocou na Internet, Cynara Menezes entrevista ao vivo o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira; governo britânico cobra providências; sangue é achado no barco de suspeito

Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente: Bolsonaro tirou a proteção da Amazônia

Preços das flores disparam dois anos após pandemia

Organizações denunciam escalada da violência política e evocam comunidade internacional

A MAMATA SERTANEJA É MAIOR DO QUE SE IMAGINAVA

Sara Vivacqua faz um resumo das ações anti-ecológicas de Bolsonaro

“Bayer é veneno”: MST faz protestos contra agrotóxicos na sede da empresa

O  ‘agro-pop’ 

Agrotóxicos: Bolsonaro se alia a Bayer e Monsanto em política do veneno, mostra estudo

Mobilização reuniu mais de 100 jovens assentados na sede da Bayer em SP

LUGAR DO SANDRO É NA MANADA E NÃO NO ZOO! CHEGA DE SOFRIMENTO!

PARA ASSINARTOQUE AQUI!

LULA FARÁ GOVERNO DE DIREITA?

Ave típica da Bahia e que estava extinta da natureza, ararinha-azul volta à Caatinga após 20 anos/

Nos últimos dez anos, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e uma ONG alemã resgataram pouco mais de cem ararinhas que estavam nas mãos de criadores particulares em vários países.

COITADAS, vão todas para o Tráfico de Animais Silvestres. ! Presidente Lula, contamos com sua ajuda para acabarmos com esse BÁRBARO CRIME.

📢 Fique por dentro de tudo que acontece no mandato da vereadora Liana Cirne

🌦️ Assumi oficialmente a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife. Uma missão bastante desafiadora em tempos em que precisamos nos preparar para as mudanças climáticas, com urgência. Confira.

Vejam o que O VAGABUNDO DAS AMÉRICAS fez com o Brasil

No próximo dia 08 de Junho estreia o filme “Saúde tem Cura”, dirigido pelo cineasta das utopias Silvio Tendler, com parceria do Cebes, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. A peça irá ao ar no canal de Youtube da produtora cinematográfica Caliban. Veja a seguir a nota da produtora


“Saúde tem Cura”, filme dirigido por Silvio Tendler com o apoio da @oficialfiocruz , aborda a potência e as fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS),  o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente.
 
O filme mostra como era o Brasil antes do SUS, fala da luta para a sua criação, traça um panorama da atualidade e pensa o futuro da saúde pública no Brasil. Conta com depoimentos de profissionais que participaram da sua criação; de médicos como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo; de profissionais que atuam no dia a dia do sistema; de representantes da sociedade civil e de usuários. 
 
Você vai poder assistir a partir de 8 de junho online no canal do YouTube da produtora cinematográfica Caliban. 

É público, gratuito e universal.
 
CONFIRA O TRAILER, DESDE JÁ.
E O FILME

 SE ACHAR IMPORTANTE, DIVULGUE & ASSISTA…

Projeto que libera caça no Brasil sai (por enquanto) da pauta de discussões na Câmara

PL que visa liberar a caça esportiva deveria ser descartado, não retirado de pauta

O Brasil está de volta ao Mapa da Fome

Fome atinge 33 milhões de brasileiros enquanto o agronegócio só cresce, diz Florestan Fernandes Jr.

Resumo do Brasil em uma foto.
Live do Conde! Dom e Bruno: as buscas que podem mudar a história das eleições
Chico Pinheiro revela temor por Lula nas eleições: “São muitos os que podem atentar contra a vida”

Bolsonaro comete crime de lesa-pátria e diz a Biden que, ao contrário de Lula, trabalha para defender os interesses dos EUA

Chegou a hora de termos consciência ou nosso Brasil Morre. Chega desses Vermes.
Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro

Golpistas, prestem atenção no que aconteceu na Bolívia

Lula fala sobre a importância de renovar o Congresso nas eleições

Esposa de Dom Phillips confirma que corpos de jornalista e Bruno Pereira foram encontrados

Receba nossa newsletter em seu email

Participe de nosso grupo no Telegram clicando neste link .

Receba nossas notícias no Telegram .

PlayList no Yotube do  EDAMA para você relaxar *

#Amazônia #Desaparecidos #Bolsonaro

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora