Esposa de Dom Phillips confirma que corpos de jornalista e Bruno Pereira foram encontrados

A informação foi confirmada ao jornalista da Globo André Trigueiro; o correspondente do The Guardian e o servidor da Funai estão desaparecidos há uma semana

URGENTE: Esposa de Dom Philips confirma que corpos de jornalista e Bruno Pereira foram encontrados.Créditos: Reprodução/ Fantástico

SIGA

Por Marcelo Hailer

A mulher de Dom Phillips, Alessandra Sampaio, afirmou na manhã desta segunda-feira (13) que os corpos do jornalista inglês Dom Phillips e do servidor da Funai, Bruno Pereira, foram encontrados mortos. A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades brasileiras. Dom Phillips e Bruno Pereira estão desaparecidos há uma semana.

O jornalista André Trigueiro, por meio de suas redes, revelou que a esposa de Dom Phillips, Alessandra, voltou a fazer contato com o Polícia Federal que lhe informou que os corpos precisam ser periciados para se confirmar a identidade. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

LEIA TAMBÉM

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Francis Vijay, declarou ao The Guardian que os corpos de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, que era correspondente do Guardian no Brasil, foram encontrados amarrados em uma árvore. 

LEIA TAMBÉM

Ao Guardian, o cunhado de Phillips, Paul Sherwood, declarou que a embaixada passou a informação. “Ele [embaixador] disse que queria que nós soubéssemos que eles tinham encontrados dois corpos. Ele não descreveu o local e disse que ele estavam amarrados a uma árvore e que ainda não foram identiificados”, disse. 

Desaparecimento e ameaças 

O servidor da Funai Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips, correspondente do The Guardian no Brasil, estavam desaparecidos há mais de uma semana após saírem para uma missão de visitas a comunidades e trabalho de campo. Pereira era alvo de ameaças.

De acordo com informações da Coordenação da Organização Indígena UNIVAJA, Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima a localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas. Os dois chegaram no local de destino (Lago do Jaburu) no dia 03 de junho de 2022 às 19:25h. No dia 05/06 os dois retornaram logo cedo para a cidade de Atalaia do Norte, porém, antes pararam na comunidade São Rafael, visita previamente agendada, para que o indigenista Bruno Pereira fizesse uma reunião com o líder comunitário apelidado de “Churrasco”

O grupo relatou à época do desaparecimento que, a partir de informações colhidas, se constatou que a equipe recebeu ameaças em campo. Além disso, também afirmam que outros membros da UNIVAJA também foram alvos de ameaças.

Na noite deste domingo (12), a Polícia Federal confirmou que uma mochila encontrada no local do desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips é do jornalista. Além da mochila amarrada em uma árvore, também foram encontrados outros pertences.

“Na região onde se concentraram as buscas foram encontrados objetos pessoais pertencentes aos desaparecidos, sendo 1 (um) cartão de saúde em nome do Sr. Bruno Pereira, 1 (um) calça preta pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) chinelo preto pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Dom Phillips e 1 (uma) mochila pertencente ao Sr. Dom Phillips contendo roupas pessoais.”, diz nota da PF.

Juíza decreta prisão temporária de suspeito

Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, de 41 anos, teve sua prisão temporária decretada pela juíza Jacinta Silva dos Santos, nesta quinta-feira (9). Ele é suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

A prisão foi decretada durante a audiência de custódia, que aconteceu na tarde desta quinta.

Uma testemunha declarou que viu Pelado carregar uma espingarda e fazer um cinto de munições e cartuchos pouco depois que Bruno e Dom deixarem a comunidade São Rafael com destino à Atalaia do Norte, na manhã de domingo (5), dia do desaparecimento e ambos.

A testemunha afirmou, ainda, que o suspeito é um “homem muito perigoso” e que vinha prometendo “acertar contas” com o indigenista, conforme informações do Globo.

Logo em seguida de Bruno e Dom deixaram a comunidade, um colega de Pelado foi visto em seu barco com o motor ligado em ponto morto, à espera do suspeito.

Testemunha afirma que Pelado e outros homens fizeram “algo ruim”

A testemunha também destacou que não “resta dúvida” de que ele e outros homens fizeram “algo ruim” com o barco em que o indigenista e o jornalista estavam, segundo a Reuters.

A história bate com o que já se sabia, que Pelado e comparsas foram vistos por ribeirinhos trafegando em uma lancha, em alta velocidade, logo atrás da embarcação dos dois desaparecidos.

Bruno Pereira fez jornalismo na UFPE e participaria de filme inspirado no seu trabalho e na proteção de indígenas; ‘Ele será uma inspiração’, diz amigo

‘Os espíritos de Bruno Pereira estão passeando na floresta e espalhados na gente’, diz esposa de indigenista

Pimenta lembra promessa de Bolsonaro em 2018: acabar com o ativismo ambiental caso fosse eleito

Sônia Guajajara: Há um genocídio indígena institucionalizado… Quero ser ministra do Meio Ambiente
Bruno Pereira e Dom Phillips trilharam uma vida de amor pelo trabalho que exerciam e pela naturezaDom Phillips estava escrevendo um livro sobre a Amazônia; Bruno Pereira auxiliava o jornalistaIntegrantes dos poderes Legislativo e Judiciário reagiram aos assassinatos de Bruno Pereira e Dom PhillipsPF investiga se houve a participação de mais pessoas nos assassinatos de Bruno Pereira e Dom PhillipsBruno e Dom: veículos internacionais de imprensa, amigos e parentes prestaram homenagens

Caso Dom e Bruno: Conselho dos Direitos Humanos quer Funai investigada por omissão

PF causa indignação com coletiva sobre Dom e Bruno sem indígenas e ignorando seu papel (vídeos)

Bruno e Dom são vítimas de Moro e Bolsonaro

Governo Bolsonaro quer desarmar bases de proteção da Funai em todo o Amazonas

A soberania da Amazônia é da bandidagem

“A rigor, o governo Bolsonaro delegou a soberania da região a um condomínio de grupos criminosos”, escreve o cientista político Aldo Fornazieri

A culpa de Bolsonaro na tragédia do Javari

A BARBÁRIE TEM NOME: BOLSONARO

Indigenistas da Funai anunciam paralisação por 24 horas

Delegado Saraiva denuncia “máfia da Amazônia” do governo Bolsonaro e cita nomes

Carla Zambelli ameaça processar delegado Saraiva: “Que arrume um bom advogado”

Live do Conde! Máfia da Amazônia

Madeireiros cercam viatura da PM e tentam impedir perseguição a caminhão (vídeo)

Bruno e Dom: Preso diz à PF que assassinatos tiveram participação de uma 3ª pessoa

Delegado Saraiva denuncia “bancada do crime” na Amazônia | Zambelli é citada

“Zambelli na cadeia” vai ao topo dos assuntos mais comentados após revelação do delegado Saraiva

“DUVIDO QUE A CARLA ZAMBELLI VÁ MESMO PROCESSAR O DELEGADO SARAIVA”

Por que Bolsonaro e Moro têm responsabilidade no que aconteceu com Bruno e Dom – Joaquim de Carvalho

Os fracassos da geração dos generais de Bolsonaro

Uma pergunta para o senhor Ministro da Defesa: nós temos eleições com urnas eletrônicas no Brasil desde 1996. Não lembro de ter tido qualquer questionamento, de qualquer integrante das Forças Armadas, em nenhuma das 12 eleições anteriores. Por que só agora?

Irmãos confessam assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira

Suspeito confessa assassinato no Amazonas e indica local onde corpos estariam; PF faz buscasBruno Pereira e Dom Phillips: Autor confessa e diz que corpos foram esquartejados e incinerados, diz TVCaso Bruno Pereira e Dom Philips: Polícia Federal leva suspeito ao local das buscasIrmãos confessam assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips; corpos teriam sido decepados e incineradosUnivaja confirma que restos encontrados são de Bruno Pereira e Dom PhillipsMinistro da Justiça diz que ‘remanescentes humanos’ foram achados no local das buscas por Bruno e DomBruno e Dom eram alvos da política de terror e devastação do governo militar. Por Jeferson MiolaCaso Dom e Bruno: Polícia investiga outras cinco pessoasO luto vai fortalecer a luta!Quem era Bruno Pereira?

Bruno Pereira e Dom Phillips devem virar Mártires da Amazônia

“E ambos devem ser inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, tal como Chico Mendes. Esta é a forma de torná-los imortais”, defende Alex Solnik

Univaja diz que mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips são “crime político” e cobra mais investigações

Repercussão mundial: assassinato de Bruno e Dom tem 18 milhões de menções em mais de cem países nas redes sociais

Bolsonaro sobre Dom: “Esse inglês era mal visto porque fazia muita matéria contra garimpeiros”

Provável assassinato de desaparecidos na Amazônia teve método usado pelos militares na guerrilha do Araguaia

ENCONTRADOS CORPOS DE BRUNO PEREIRA E DOM PHILIPS (Apib contesta informação)

Assine nossa newsletter.

Assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira e crimes ambientais de Bolsonaro recolocam o debate sobre a internacionalização da Amazônia

Lula: “terei imenso prazer de demarcar todas as terras que precisarem ser demarcadas”
O ex-presidente afirmou que o País “não pode passar a imagem” de que mata “quem defenda a Amazônia”. Lula pediu um minuto de silêncio em homenagem a Bruno Pereira e a Dom Phillips

GLAUBER BRAGA DESAFIA ARTHUR LIRA E PODE SER CASSADO

A partir de agora, a luta deve ser para que Bolsonaro responda pelos seus crimes

Dossiê inédito mostra como Bolsonaro cumpriu a promessa da ‘foiçada no pescoço da Funai’

Tereza Cruvinel: ‘quem em Brasília deu a informação a Londres sobre a descoberta dos corpos de Bruno e Dom?’

DCM Café da Manhã: Falsa delação pode levar Moro e Dallagnol à cadeia
O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DESAPARECIDOS NA AMAZÔNIA? I PARA ENTENDER AS URNAS ELETRÔNICAS

Amazônia se tornou uma terra sem lei, apontam especialistas

Desmonte do IBAMA, cupinizacao da FUNAI, militares incompetentes passeando na floresta, criaram clima de “LIBEROU GERAL” pro crime organizado na Amazônia. A terra sem lei é PROJETO do desgoverno MILICIANO.

DESAPARECIDOS NA AMAZÔNIA I BOLSONARO ATACA NOVAMENTE

Quem são e onde estão militares que tomaram o Poder com Bolsonaro e “alarmam” a ONU,

Bolsonaro provoca TSE: “Vão cassar meu registro?”; assista

Lula reage à drone que jogou sujeira em apoiadores: “Não vamos deixar barato”

VÍDEO – Gado em fúria: Boi nervoso ataca veículos, pessoas e até um cão no ES

Cenas mostram o bovino descontrolado, investindo contra tudo que encontra pela frente nos momentos que antecederam a Festa do Carro de Boi de Iúna

O caso de Bruno e Dom e o legado de Pinochet a Bolsonaro – Por Soraia Mendes

Delegado da PF acusa Zambelli e outros governistas de defenderem desmatamento

Assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira confirma “hondurização” do Brasil

Diziam que com o PT o país ia “virar Venezuela”, mas com Bolsonaro virou Honduras: um dos lugares mais perigosos do mundo para jornalistas e ativistas

Grupo no Congresso quer poder para anular decisões do STF

Proposta apresentada por deputado do Centrão prevê que Congresso possa revogar decisões do STF. Integrantes da Corte veem articulação como retaliação e manobra para esvaziar Poder Judiciário. + +

Qual razão do CENTRÃO bolar uma PEC pra anular decisões do STF?? SIMPLES! É o AGRO q quer rasgar a constituição pra destruir direitos indígenas e o meio ambiente! Ignorar o marco temporal, legislação ambiental e minerar TI! O CENTRÃO É INIMIGO DO BRASIL

Por favor, assinem e divulguem o manifesto em apoio ao Glauber Braga contra o pedido de cassação que o Lira e o partido do Bolsonaro entraram no Conselho de Ética!
Obrigado!

O que é a Máfia dos Peixes, que seria responsável pelo sumiço de Dom e Bruno

VÍDEO: Delegado Saraiva denuncia “bancada do crime” financiada por madeireiros

A deputada Carla Zambelli está entre os parlamentares bolsonaristas que foram citados pelo delegado; confira

🚩 Olá, estamos lançando agora o manifesto de apoio à nossa pré-candidatura a deputado federal.

Aceitei mais um vez esse desafio, em especial pela conjuntura decisiva que estamos vivendo, pela necessidade imperiosa de derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo e reconstruir o país.

Agradeço a todas e todos que já assinaram nosso manifesto. Peço também a sua assinatura.
Vamos somar forças, na luta, sempre!
Assine.

Curta, comente e compartilhe essa postagem para chegarmos a mais e mais pessoas.

Bolsonaro provoca TSE: “Vão cassar meu registro?”; assista

Viúva de Dom Phillips fala sobre desfecho trágico e diz que busca por justiça continua

Quem matou Dom e Bruno? No Brocou na Internet, Cynara Menezes comenta as últimas notícias sobre o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Bolsonaristas atacam petistas em Belo Horizonte com drone lançador de fezes e urina e são presos em flagrante. Assista e comente!
VÍDEO: Canto indígena de Bruno Pereira ganha remix emocionante de André Abujamra

Receba nossa newsletter em seu email

Participe de nosso grupo no Telegram clicando neste link .

Receba nossas notícias no Telegram .

PlayList no Yotube do  EDAMA para você relaxar *

#Amazônia #Desaparecidos #Bolsonaro

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora